quarta-feira, 2 de julho de 2014

SOBRE A EXPOSIÇÃO INTROSPECTIVA

A exposição “Introspectiva-30 anos de pintura de Nestor Lampros” foi uma grande experiência: alargou nossos horizontes e nos fez ver que a caminhada é árdua, mas os frutos são belos e valiosos. Aos amigos que foram, o nosso agradecimento pelo carinho e dedicação. Aos que não foram o agradecimento pelas lembranças e pelas mensagem de incentivo. Saber que eu como pintor contribuo para o enobrecimento da atividade tão rica e que, portanto, desempenho um papel relevante na sociedade, pois formo com a minha visão, transfigurando o mundo e as coisas e as pessoas pela forma peculiar com que organizamos os espaços, as cores e volumes, é algo que me alegra e me faz continuar. E me dá ânimo e me motiva para todos os dias andar com a esperança de que o nosso país seja num futuro um expoente das artes, assim como o é no futebol.

Nestor Lampros

domingo, 29 de junho de 2014

Começa dia 28/06 a exposição “Introspectiva” do artista plástico Nestor Lampros.


Começa dia 28/06 a exposição “Introspectiva” do artista plástico Nestor Lampros.
A exposição é uma celebração dos 30 anos de carreira de Lampros, que começou a pintar aos 13 anos, seguindo os pais de seu pai, o Uruguaio Lukas Lampros, também artista plástico.
Lampros nasceu em São Paulo mas foi criado em Atibaia, onde passou grande parte de sua vida e onde trabalha como professor de Artes daquele Município e em seu Atelier, no bairro Atibaia Jardim, onde leciona, além de Artes, História em Quadrinhos tradicional e Mangá. Lampros reside em Itatiba desde 2011 com a esposa Yndiara  Macedo, escritora premiada  inclusive no Mapa Cultural Paulista/2010. Nestor também é poeta premiado  e em 2012 lançou o livro Roupagem Leve, vencedor de um Edital de Literatura promovido pela Estância Municipal de Atibaia, lançado pela Editora Patuá.
O Artista já fez exposições em Itatiba, Atibaia, São Paulo, Los Angeles e Gênova, além de sempre participar de Salões de Artes, em muitos dos quais foi premiado. Sua maior influência vem da Arte Modernista e Surrealista, das quais Lampros é grande apreciador. Entre os artistas que mais inspiram seu trabalho, Lampros destaca Miró, Francis Bacon, Picasso, Dali, Paul Klee, Hieronymus Bosch(este, pintor medieval), e  Siron Franco e João Câmara(ambos brasileiros), muito embora o artista tenha desenvolvido seu estilo próprio, cujo forte são o trabalho com as cores e o  permanência constante e contrastante entre o sonho e realidade social. Toda a obra do artista convida o público a um mergulho no onírico e abstrair daí a realidade interior de cada um.
“Introspectiva” é uma mostra composta de 50 quadros e cinco esculturas que propõem um panorama dos 30 anos de trabalho artístico de Lampros. Também é um convite ao universo criador do artista, que escolheu as obras mais expressivas de cada fase de sua carreira, sob a orientação do curador e também artista plástico, o paulistano Vinícius Berton.
A exposição conta com apoio cultural e patrocínio da SODIÊ DOCES, ITA ODONTO, DROGARIA SÃO MATHEUS, APPETITO,  AGROPECUÁRIA PRESENCE E MEGA LOTÉRICA ITATIBA e  estará aberta ao público no Museu Padre Lima, na Praça da Bandeira, em Itatiba, de 28/06 a 27/07. A abertura será no dia 28/06, às 16 horas, com apresentação do músico Atibaiense, Silas Natanael, que inclusive musicou um dos poemas de Lampros, especialmente para o evento.
LOCAL: Museu Padre Lima. Praça da Bandeira, 122 – Centro – Itatiba - Fone/fax: (11) 4524-1264 – Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
PERÍODO:  28/06 à 27/07/2014

ABERTURA: 28/06/2014 ÀS 16 HORAS COM APRESENTAÇÃO DE SILAS NATANAEL ( VOZ E VIOLÃO)