quinta-feira, 11 de junho de 2009

SEM REFLEXAO NÃO HÁ CLAREZA SOBRE A REALIDADE

Meu amigo (inimigo?) E. ficou indignado com as “provocações dos estudantes e daqueles que estavam no tumulto”, ontem, na Cidade Universitária. Um tumulto sem comparação, com bombas de gás lacrimogêneo e excesso de violência. Não podemos calcular uma imagem e a edição de imagens quando as TVs e são à favor dos que mandam. Se alguém manda, outros, forçosamente, têm que obedecer. Este é o quilate da força bruta insuspeitada. Meu amigo/inimigo, E., confessou-me que eram “baderneiros” aqueles que estavam reinvidicando salários e em paz, até que a reitora num acesso e retrocesso e caída à moda dos milicos anteriores aos tempos das cavernas( à altura do regime militar de 1964...) mandou intervir a polícia com sua “sábia doutrina de abaixar a cabeça e mão para trás, senão...”

É fato que querem comparar os estudantes, professores e funcionários com guerrilheiros. Estavam filmando, uma emissora de TV, quando um ex-funcionário cheio de emoção disse que não era possível o que acontecia. Ele e seus parentes ou trabalharam na USP, ou eram funcionários na Universidade. Depois a câmara mostra ele sentado na frente dos policiais em comboio e chorando copiosamente, com a cabeça à altura dos joelhos,com um pano branco na mão...

Os policiais disseram que foram obrigados a fazer o que fizeram. Armas contra palavras. Alta tecnologia contra a vida. Estamos redundando em tempos em que o floreio eletrônico, sem reflexão domina mentes e corações, sem, no entanto, parar e pensar o que realmente está ocorrendo?...Para caçar gente que não é “vagaba”(como os policiais chamaram a maioria dos estudantes), Meu amigo, E....e sim quero crer que sejam gente-a maioria- de bem, e que não gostaria de ser incriminada por estar fazendo curso superior....Nem de se expor de forma deformada para conversar, ou tentar, com a reitoria sobre a melhora do ensino, que parte pela melhoria dos salários dos professores e funcionários...

É lamentável, meu amigo E., que os meios de comunicação de massa abram os braços para o governo do sr José Serra, quem mandou o coro policial atuar com a máxima premência, e com a reitora, que não pode comunicar—se, nem conversar(conversar: Cum +Versar, com a + presença de dois falantes sobre um mesmo assunto, do latim) com alunos e funcionários sem seus guarda-costas estarem no portão aberto, por ela, a fim de fechá-lo para quem de direito deve permanecer no campus. Quem é cidadão? E quem é bandido? E não quem se exercita no dia-a-dia em caçar ladrões, estupradores, traficantes, assassinos e gente da laia de Fernandinho Beira-Mar, ou algum deputado desses que gostaria até de serrar seu oponente ao meio, em meio de uma conversa informal -é assim!

SEGREDOS-II

segredos
são
raros

nascem
cegos

dormem
em gavetas

às vezes
morrem
palavras

Os rastros

Pisares

Existe um sono a que chamo silêncio

velho mapa

de onde voam meus pés

vento

em que me espelho momentos



existe um tempo em que desperto memórias



terras

calçando meus rastros

fendas

onde soluço meus ossos...



Carmen Silvia Presotto

10 de junho-2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

USP-VIOLÊNCIA E IRRACIONALIDADE

É lamentável o que está acontecendo na USP. Vai o meu protesto contra essa onda milicante que tenta, com os meios de comunicação, subverter a verdade em prol da mentira mais descarada.

Salve alunos, funcionários, professores e gente do bem que milita na democracia e quer que as cenas lamentáveis façam parte de um passado, não do futuro!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

DIREITOS

A você é dado o direito de desconfiar
das flores coloridas. Nos muros altos
é permitido colocar cacos de vidros:
fazer sofrer em angústias e insônias.

A você é induzido o espírito ao estranho
gesto de despedida e ao corpo o sentido
imaginário da entrega. O direito de privilegiar
o supérfluo e esquecer entre páginas a razão.
Irracional, o direito concedido abomina
a aventura de ser a pessoa em busca
da irrealidade

PEDRO DU BOIS

SARAU EM ATIBAIA

domingo, 7 de junho de 2009

Sarau em Atibaia

Os saraus no Spazio Scalla Café estão sendo uma referência para quem quer ter ecoando nos seus horizontes boa música, e muita poesia recheada com humor e companheirismo.

Estas fotos recolhem um pouco do que foi o sarau de abril.

Toda a última sexta-feira do mês brindamos Atibaia, com a ajuda esplêndida da Academia Literária Atibaiense- a ALA-, neste evento plural.

Esperamos você amante das artes por lá!

O Spazio Scalla Café fica na avenida Lucas Nogueira Garcês, 1913.