segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OS QUATATIS- GRUPO DE APOIO AOS ESCRITORES PORTADORES DE VOZ PARA CANTAR, OUVIDOS PARA OLHAR, OLHOS PARA DESCREVER E VOTAR, AINDA QUE CONSCIENTES, OU NÃO...



                                                                                                                 NESTOR LAMPROS

O nosso grupo,- o QUATATI- é um grupo que apesar das diferenças,  tem uma  coisa fundamental que os une: a cerveja. Não caro leitor, não nos alcoolizamos para nos suportar, nem temos visões extra reais de forma etílica. Nossas reuniões têm este líquido, sim, mas muito mais, e que provém da habilidade de degustar a vida em nossos encontros: a amizade. A cerveja é só aperitivo. Não nos degusta, nem nos desgosta... Nesta época em que todos cautelosamente afirmam serem e terem amizades( já esperando uma panelada na cabeça, ou coisa que o valha) nosso grupo adotou encontros e referendos em prol da amizade. Temos arestas a aparar, mas o que  mais temos é o bom humor a nos dizer que o caminho da vida percorrido sozinho e mais triste que um sedento frente ao mar. E O MAR DA LITERATURA OMBREIA COM NOSSA DEDICAÇÃO E TRABALHO, A FIM DE NÃO DESNORTEÁ-LA, E SIM, FAZER DELA UM COMPROMISSO, PARA SEDENTOS DE ALEGRIAS LITERÁRIAS E PARA AQUELES QUE PERDERAM O RUMO, O NORTE, O SUL E O SUDOESTE, EM PROSA E VERSOS; EM QUE PEDRAS DETERMINEM OS  VENTOS DAS BOAS NOVAS LITERÁRIAS, PRESENTEMENTE AGORA NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS INVESTIGADOS, DESPISTANDO-OS,  PELO SONO DA REALIDADE CONCRETA E CIENTÍFICA(OU NÃO) DA PROPOSTA- CÁ  ENTRE NÓS-, E PELO AVESSO, QUE NOS OUÇA(OU NÃO)...
O grupo QUATATI nasceu da coincidência ( ou não, do desatino do destino) por nós termos ganho o Concurso de Projetos para Publicação de livros pela Prefeitura de Atibaia, em 2011. Não há coincidência, esta volubilidade insossa. Há um toque do dedo do absoluto fato de que nos conhecíamos, eu, Nestor Lampros (ganhador do Mapa Cultural Paulista em 2004 e 2008), José Antônio Martino(ou  TIM Marvim), Marco Aqueiva (ganhador do Mapa Cultural Paulista em 2012) e Fáttima Brytto- ambos, Marco e Fáttima,  cônjuges. Todos fomos contemplados pelo prêmio e daí nos juntamos e fizemos juntar a nós, João Paulo Martino, irmão do Zé Antônio Martino e minha esposa Yndiara Macedo( ganhadora do Mapa Cultural Paulista em 2010). Todos por todos, como Dumas preconizava em seus Espadachins.
Poderão perguntar o que seria exatamente um QUATATI. Respondo: tem o QUATATI  um fundo de personificação como os quatis, só que mais com o grande quatizão, Atibaia. Tem características o QUATATI, com o universo ficcional e simbólico, que move os abraços  e os focinhos rumos às letras; uma visão libertária das coisas presas, inclusive das línguas plesas. Um norteamento com a alegria em poder sonhar e poder expressar a realidade em sonhos líquidos e fortemente destinados aos sons da utopia. Como disse: u-topus, em nenhum ( e todos)  os lugares! A crítica ao estado de coisas nos anseiam a divulgar o grupo com nossas patas camerísticas e nossa felpuda capacidade de encontrar aberturas-onde seria impossível aos burros, aos yakes, aos crocodilos, às piranhas, às águias, aos pombos, aos lobos e aos gambás que pululam em Atibaia e no país.
Podemos acrescentar que nossas vidas mudaram muito desde o encontro, ou encontros que fazemos de vez em quanto na casa-residência dos irmãos,  Zé e João. Sentimos falta dos doces da dona Dolores, mãe de Zé e  João, quando não comungamos daquelas tardes onde o vento e o tempo se esvai como uma música lenta dentro de um pequeno céu em que as estrelas são o refúgio para nascermos vivos. OS QUATATIS imbuídos de suas meteorológicas e sempre soberanas alegrias de se encontrarem, vociferam aos quatro ventos: que estamos prontos para continuar toda a força contida nos nossos músculos atentos, nestes dias em que avizinhamos o nosso grande e único partido: o PQP - Partido Quatati Proletário, e que  apóia com unhas e dentes nosso único e compromissado candidato: o Janjão Macumbinha. Partido? Número? 666- o número para aquele que é uma legítima BESTA!
-Vote consciente. Senão votamos nós, inconscientes (pelo número absurdo de cervejas vertidas a favor  do nosso candidato- JANJÃO!!...).

 Atibaia,  ou Itatiba,  27 de agosto de 2012