sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LULA E A ERA LULA CONSAGRADOS

Está voando pelos computadores da internet um e-mail que cataloga os desmandos dos últimos governos, desde a ditadura, de 64 até 1985, e dos governos eleitos pelo povo (já que o Sarney não foi eleito pela população, e sim, por um Colégio Eleitoral, vindo a ser presidente, com a morte inesperada do então candidato eleito, Tancredo Neves, em 1985...).

É engraçado como a leitura desse e-mail nos faz abrir os olhos para este estado de coisas, que se convencionou ser chamado de o Brasil. Um Estado de calamidade pública, algo abaixo da linha do equador, que não tem eira nem beira, nem beira; um conto surrealista(não só é surrealista porque nunca foi a favor da literatura).Algo de podre nestes trópicos de outro quilate. Algo de uma maldição que não nos pega de surpresa mais.

É que o e-mail a que me refiro mostra o nosso querido presidente Luiz Ignácio como um antro de barbaridades no tocante à malversação das verbas e do poder público. Passei a vista nos itens que me chegavam ao cérebro e não pude me conter e ...rir... o que fazer? Rio para que não me chamem de Tristezmundo, ou coisa parecida. Não, meu riso foi de uma surpresa, não de cinismo. Parece que tudo o que o nosso presidente toca, ou simplesmente pensa, ou mesmo que não pense( como Midas) transforma- se em corrupção ativa, passiva, analítica, e outros nomes. Por aí poderíamos fazer teses que dariam imensos TCCs. Os nossos estudantes poderia se esforçar e tentar compreender o porquê disso.

Ele, o nosso Lula, não é um Presidente, é um REI que declarou sempre ter algo do novo em suas papas e língua. É bem verdade, ele chora. Não porque a emoção brote do fundo da alma. Mas porque o treino fez ele apontar para a melhor ocasião para verter lágrimas. Decerto ele ri, também. E ri dos que votaram nele por pensar que fosse alguém que não fosse trair. Traição é uma palavra que podemos encontrar neste partido sui generis , que é o partido dos Trabalhadores. Onde têm a primazia do trabalho, sendo que ninguém trabalha, na verdade. Veja o histórico de trabalho do próprio Luiz Ignácio- quanto tempo ele tem de carteira assinada e de trabalho?

Nuca pude presenciar algo tão sardônico como as listas pela rede, que me viera aos olhos. Têm de tudo e mais um pouco. Pra lá de consagração este Luiz Ignácio. Parabéns, perdi – me na conta de quantos escândalos. De quantas versões novamente vem me realçar a lembrança( já que nós brasileiros somos bem esquecidos, mesmo, não só eu).

Deu vontade de pedir a conta e sair para a Noruega. Para Estocolmo, ou mesmo Stambul. Mesmo sendo alguém que aprecia os dotes naturais e culturais do Brasil, uma vergonha me arrepiou os pelos, como se fosse um espírito que perpassasse por mim. Um espírito zombeteiro de nome Luiz. O outro homônimo, que deixara o nordeste para tentar a vida como torneiro mecânico, e quem sabe fosse mesmo alguém que resultava em um dia aprontar para todos que era “A Promessa” vinda do povo para o povo. E o Povo nunca foi tão particularmente projeto particular como nesse governo. Sempre entre os seus, sem deixar muito rastros que o incriminem. E mesmo deixando uma taxa de inflação tão normal e bem vinda. Par amostrar que é um ídolo pop - star no mundo, deixando um rabinho de diabo, para aqueles que não são tão míopes assim, no nosso Brasil.

Nenhum comentário: