quarta-feira, 7 de julho de 2010

Paulo Cheida Sans é homenageado no 19º Encontro de Artes Plásticas e expõe no Museu Olho Latino


O artista-professor doutorPaulo Cheida Sans
Por: Assessoria de Imprensa Museu Olho Latino
A mostra "Comigo" do artista plástico Paulo Cheida Sans acontece de 03 de julho a 29 de agosto no Museu Olho Latino, mezanino do Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret", em Atibaia, SP.
A mostra é composta por 10 obras em madeira com impressões de gravura e apresenta uma síntese da produção recente do artista. Paulo Cheida Sans é artista homenageado do 19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e a sua mostra é especial para o evento.
Cheida diz que o seu vínculo com o Encontro de Artes Plásticas de Atibaia vem desde a sua participação como expositor do VI Encontro em 1975, quando tinha 20 anos. No ano seguinte também participou como artista selecionado e, alguns anos depois, recebeu o "Prêmio Aquisição" no XI Encontro, em 1981. Depois, já com a sua carreira consolidada como pesquisador em Artes, foi membro da comissão julgadora no X Encontro, em 1995, e no 16º Encontro, em 2006. A sua contribuição maior nas edições do evento foi no 17º Encontro, em 2007, no qual foi o curador e responsável pelo projeto, feito pelo Museu Olho Latino, que foi contemplado com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
Obra do professor Paulo Cheida Sans em exposição 
no Centro de Convenções em Atibaia


Para Paulo Cheida Sans, após 35 anos em que participou pela primeira vez do Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, "é uma enorme satisfação estar expondo como artista homenageado do 19º Encontro". O artista reside em Campinas, mas afirma que tem cada vez mais Atibaia em seu coração.
Paulo Cheida é Doutor em Artes pela Unicamp e professor do curso de Artes Visuais da PUC-Campinas há 31 anos. Participou de cerca de 400 mostras no Brasil e exterior. Recebeu 41 prêmios em Salões de Artes, sendo três no exterior, em Portugal, Estados Unidos e França. Recebeu vários títulos como o de "Comendador das Artes" e de "Homem do Ano", em 1999. Este último outorgado pelo  American Biographical Institute, situado em Raleigh, Carolina do Norte nos Estados Unidos. Suas obras figuram em diversos acervos importantes no exterior, como o da Embaixada do Brasil em Ottawa, Canadá; Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, em Porto, Portugal; Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, Chile; Casa das Américas, em Havana, Cuba; Casa de Humor e Sátira, em Gabrovo, Bulgária; Museu Pohjanmaan, em Vasa, Finlândia. No Brasil, está representado, entre outros, nos acervos do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; Museu da Gravura e Museu de Arte Contemporânea, ambos de Curitiba. Em Brasília suas obras são encontradas no Museu de Arte, na Caixa Cultural e na Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília. Organizou e é autor de vários livros sobre Artes, sendo seu mais recente "Aspectos da Cultura Popular em Campinas", publicado pela PUC-Campinas no final do ano passado.
O 19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia recebeu mais de 200 inscrições de todo o Brasil e foram selecionados apenas 32, entre instalações, pinturas, esculturas e o que há de mais inovador na arte contemporânea.
O Encontro de Artes Plásticas é um projeto apoiado pelo Governo do Estado, Secretaria do Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural. A exposição termina no dia 29 de agosto e está aberta à visitação no Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret", na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP.
Serviço:
Exposição do artista homenageado do 19º Encontro de Artes Plásticas: "Comigo" de Paulo Cheida Sans - 10 obras em madeira com impressões de gravura.
Período da mostra: 03 de julho a 29 de agosto de 2010.
Visitação: de segunda a sábado, das 9 h às 17 h.
Local: Museu Olho Latino (mezanino do Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret").
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Estância de Atibaia, SP. Cep: 12941-650.
Realização: Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural.
Telefone: (11) 4412 7776.

Nenhum comentário: